Vim com cinco meses de idade para Portugal, depois de ter nascido em Moçambique em 1975. Cresci na Figueira da Foz, vivi dez anos no Porto, onde me formei em jornalismo, pela Escola Superior de Jornalismo e vivo há seis anos em Braga. No Porto fui primeiro jornalista e editor e depois director do JUP - Jornal Universitário do Porto e de forma fugaz jornalista na área cultural no Vida.pt e no Olaporto.com, sítios online entretanto extintos. Em Braga, depois de um curso de escrita criativa com o Valter Hugo Mãe, fiz amigos com quem passei a trabalhar criativamente, tendo o E S P A Ç O da companhia de teatro Censura Prévia sido um ponto de encontro, de apresentação de trabalhos e de estímulo intelectual muito importante. Ainda que a escrita seja a ferramenta trabalho em que me sinto, ao mesmo tempo, mais confortável e mais exigente, tem sido sobretudo nas artes performativas e, ultimamente, na música que mais tenho trabalhado.
I came to Portugal when I was five months old, after being born in Mozambique, in 1975. I grew up in Figueira da Foz, lived ten years in Porto, where I graduated in journalism, at Escola Superior de Jornalismo and live for six years in Braga. In Porto I was first journalist and editor and then director of JUP - Jornal Universitário do Porto and in a fugacious way journalist in the cultural section in Vida.pt and Olaporto.com, websites now extinct. In Braga, after a creative writting workshop with Valter Hugo Mãe, I made friends with whom I went on working creatively, and E S P A Ç O, from the theater company Censura Prévia was a very important gathering point, and a place for presenting work and getting intelectual stimuli. Even if writting is the working tool in which I feel both more confortable and exacting, it has been mostly performing arts and, lately, music that I have been working on.
Artes performativas/Performing Arts
> Em três espectáculos do ciclo "para ficar a perceber ainda menos sobre o amor", fui dramaturgo e performer, com Sandra Andrade, Clara Alves de Sousa e outros, apresentados no E S P A Ç O da Censura Prévia, em Braga
Som/Sound
> No espectáculo "Der Spleen", fui com Sandra Andrade e Hugo Loureiro, um dos spleeners que concebeu a apresentação, no Museu Nogueira da Silva, em Braga, bem como o método conceptual que a sustentou (5 de Maio de 2011).
> "glass over water under light", com Rui Almeida e a participação de Maria Oliveira, editado pela Greenfield Recordings (gfr030)
> "Vidro|Água – Improviso sobre parede sonora", com Rui Almeida e Maria Oliveira, com apresentações na Casa do Professor, em Braga (21 de Novembro de 2011) e na Mercearia da Vila, em Ponte de Lima (17 de Dezembro de 2011).
> Gravação de campo/Paisagem de cidade. Intervenção video/sound art apresentada, com Maria Oliveira e Rui Almeida, no âmbito do festival multidisciplinar Guimarães Noc Noc (1 de Outubro de 2011).
anarresti.me